Deixando você mais alegre e mais pobre!
No dia em que o Brasil “ganhou” o direito de sediar a copa de 2014 a maioria, dos Brasileiros, pensou “O dinheiro e as melhorias estão vindo”, porém estavam apenas expressando algo que lhe disseram muitas e muitas vezes “Sediar a copa traz dinheiro para o País”. Em todo lugar quando se fala em sediar copa do mundo os políticos e a televisão tecem em nossas mentes que a economia estará em alta, falam dos milhares propagandas feitas pela cidade, os benefícios que os estádios, estradas e seus arredores irão trazer em longo prazo e dos milhares de turistas que irão circular pelas cidades em busca de gastar!
Mas o que poucos sabem é que tudo isso não passa de balela e logo descobriremos. Que fique bem esclarecido, COPA DO MUNDO NÃO VAI DEIXAR O PAÍS MAIS RICO!
Geralmente os fortes candidatos a receberem a copa, pagam economistas de meia tigela para que publiquem pesquisa dizendo que a copa impulsionará a economia local. Já a maioria dos economistas sérios pensa o contrário. Pensam também que gastar com a copa é equivalente a menos hospitais e escolas, e sabem que os estádios, em sua maioria, não produzem os benefícios prometidos.
Se o publico do futebol crescer após 2014, porém, isso não vai significar um impulso na economia. Mas o Brasil ganha um belo presente: A FELICIDADE. O economista britânico Stefan Szymansky e seu colega Georgios Kevetsos pesquisaram dados de felicidade da população européia entre 1974 a 200, eles descobriram que um país que recebe um torneio mundial seus habitantes se declaram mais felizes.
A razão disso é que sediar um mundial faz com que os habitantes sintam-se mais conectados entre si. Alem disso a nação que organizou ganha auto estima pela responsabilidade e orgulho de ter organizado o torneio.
Sempre uns e outro irão dizer, com razão, que o Brasil tem necessidades mais urgentes como saúde, educação, saneamento, etc. Quantos milhões de casas poderiam receber o saneamento básico com os 5bilhões pagos para a construção de estádios!
Moral da história: Quando um país recebe a copa do mundo, os ganhos não superam os gastos. Mas o grau de felicidade da população aumenta. Se é para a felicidade geral da nação faz sentido organizar sim a maior festa do futebol mundial..Só não esperem ganhar dinheiro com a festa!
Baseado no artigo escrito Simon Kuper na revista super interessante de junho de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário